Praça São Francisco, São Cristovão- SE

Praça São Francisco, São Cristovão- SE
Praça São Francisco, São Cristovão-SE. Patrimônio da Humanidade

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

A construção civil está saindo do fundo do poço?

Ricardo Lacerda*

Os últimos resultados da PNAD Contínua Mensal sugerem que o mercado de trabalho brasileiro começou a reagir consistentemente. Mesmo que os vínculos  informais venham apresentando crescimento mais intenso do que os vínculos formais,  no trimestre encerrado em agosto o incremento da ocupação abrangeu todos os tipos de vínculos, com a exceção do emprego doméstico. Na comparação com o trimestre completado em maio, a ocupação total no Brasil cresceu em um milhão e trezentas e setenta mil pessoas; o emprego formal no setor privado teve incremento de 154 mil pessoas; e o emprego sem vínculos formais no setor privado, de 286 mil pessoas. O maior contingente de novas ocupações foi de pessoas por conta própria, seguidas pelos  empregos no setor público.
A Pnad Continua do IBGE registrou taxa de desocupação de 12,6% no trimestre encerrado em agosto. Ainda que tal taxa seja a mais elevada para o período julho-agosto desde que a pesquisa foi iniciada em 2012,  é  o terceiro resultado subsequente em que a taxa de desocupação recua em relação ao trimestre imediatamente anterior (ver Gráfico).

Fonte: IBGE. PNADC Mensal
Construção civil
A novidade no trimestre junho-agosto é que, pela primeira vez desde que a ocupação começou a reagir, o contingente de pessoas ocupadas apresentou incremento no setor da construção civil. 
No quadro apresentado resume-se o comportamento da ocupação segundo os setores de atividades, comparando o número de pessoas ocupadas com o trimestre anterior, assinalando com sinais positivo e negativo, conforme tenha sido a variação.
Algumas atividades do setor de serviços já vinham apresentando incremento da ocupação, em muitos casos por conta do incremento de vínculos informais, desde o trimestre encerrado em setembro de 2016. No trimestre encerrado em abril, a atividade industrial apresentou o primeiro incremento; em maio, a atividade total e o agrupamento de atividades de administração pública, educação, saúde e serviços sociais registraram saldos positivos; em junho foi a vez dos segmentos de comércio e o de transporte; e, finalmente no trimestre encerrado em agosto, o primeiro resultado positivo da ocupação na construção civil.

Quadro. Brasil. Sinal de Variação da ocupação por setor de atividade, na comparação com o trimestre anterior.
Atividade
jan-fev-mar 2017
fev-mar-abr 2017
mar-abr-mai 2017
abr-mai-jun 2017
mai-jun-jul 2017
jun-jul-ago 2017
Total
-
-
+
+
+
+
Agropecuária
-
-
-
-
-
-
Indústria geral
-
+
+
+
+
+
Construção
-
-
-
-
-
+
Comércio
-
-
-
+
+
+
Transporte, armazenagem e correio
-
-
-
+
+
+
Alojamento e alimentação
+
+
+
+
+
+
Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas
+
+
-
-
-
+
Administração pública, saúde, educação  e serviços sociais
-
-
+
+
+
+
Outro serviço
-
-
+
+
+
+
Serviço doméstico
-
+
+
+
-
-
Fonte: IBGE. PNADC Mensal. Obs: O trimestre jan-fev-mar de 2017 é comparado como trimestre out-nov-dez de 2016 e assim sucessivamente.
Saindo do fundo do poço?
A atividade da construção civil no Brasil criou 191 mil novas ocupações no trimestre junho-agosto, em relação ao trimestre anterior (março-maio). É o primeiro aumento substantivo nessa série depois de dezoito edições mensais da PNAD Contínua, desconsiderando o incremento de 0,1% do trimeste novembro de 2016-jan de 2017. A última vez que a ocupação na construção civil havia registrado incremento substantivo havia sido no trimestre encerrado em janeiro de 2016.
O emprego formal da construção civil vem reagindo muito mais lentamente do que as ocupações informais, mas finalmente ele vem deixando de cair. Os resultados de julho e agosto do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Previdência Social, informa que o incremento do emprego na construção contemplou os vínculos formais, mas indicam também que o incremento da ocupação nas atividades do setor têm se dado quase que exclusivamente por meio de vínculos informais de trabalho. No acumulado de julho e agosto, o incremento do estoque de vínculos celetistas na construção civil foi de apenas 1.741 pessoas, no resultado sem ajustes.
Nordeste lidera
Um aspecto que merece ser destacado é a distribuição regional na geração do emprego formal na construção civil. Em agosto, quando o setor apresentou no conjunto do país um saldo líquido positivo de 1.017 empregos formais, a região Sudeste cortou 5.383 postos de trabalho, concentrados em São Paulo e no Rio de Janeiro. As regiões Nordeste, com 4.458 novos empregos formais, e o Centro-Oeste, com 879 novos empregos formais, lideraram a geração do emprego na construção civil no mês. A região Norte continuou a desempregar e a região Sul criou apenas 127 empregos setoriais. Registre-se que a construção de edifícios gerou em agosto 1.705 novos empregos formais na região Nordeste.

Naquele mês, todos os estados da região Nordeste, com a exceção da Paraíba,  registraram saldo líquido positivo de emprego formal na construção civil, mas a Bahia foi o grande destaque, com a geração de 2.396 postos de trabalhos formais no setor. 

Publicado no Jornal da Cidade, em 01/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário