Praça São Francisco, São Cristovão- SE

Praça São Francisco, São Cristovão- SE
Praça São Francisco, São Cristovão-SE. Patrimônio da Humanidade

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Mercado de trabalho entra 2019 em desaceleração


Ricardo Lacerda

O mercado de trabalho brasileiro vem desacelerando a geração de novas ocupações ao longo dos últimos trimestres. Depois de encerrar o ano de 2017 com as ocupações totais registrando crescimento de 2,05%, o último trimestre de 2018 mostrou incremento de apenas 0,97% nas ocupações totais, sempre na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Em termos absolutos, foram criadas 1,89 milhão de novas ocupações na comparação entre os últimos trimestres de 2016 e 2017, e 890 mil novas ocupações na comparação dos mesmos períodos entre 2017 e 2018, menos da metade.
O fato é que em todos os principais tipos de inserção no mercado de trabalho os resultados mais recentes vêm apresentando melhorias mais lentamente do que há um ano atrás, refletindo a desaceleração no ritmo de crescimento econômico. A grande interrogação é se as fortes elevações dos índices de confiança nos últimos meses terão ou não o condão de estimular a retomada do crescimento econômico e, assim, impulsionar a criação de empregos em 2019.
Precarização
Após sete semestres subsequentes de crescimento do PIB, a taxa de desocupação na economia brasileira se mantém muito elevada. No trimestre móvel outubro-dezembro de 2018 a taxa de desocupação se situou em 11,6%, apenas 0,2 pontos percentuais abaixo do resultado do mesmo período do ano anterior. Em relação a quatro anos antes, trimestre outubro-dezembro de 2014, a taxa mais recente se posicionou 5,1 pontos percentuais acima (ver Gráfico 1).

Além da lentidão na queda da taxa de desocupação, chama a atenção a qualidade ruim das novas inserções no mercado de trabalho. O emprego formal no setor privado continuou declinando em 2018, registrando retração de novas 324 mil ocupações com carteira de trabalho. As novas ocupações, por sua vez, revelam inserções precárias: em 2018, a ocupação por conta própria respondeu por quase 50% do total criado e quase 1/3 das novas ocupações correspondem a empregos sem carteira assinada no setor privado.
Em termos de grupamentos de atividades no trabalho principal, chama a atenção a concentração das ocupações criadas nos segmentos de serviços sociais e outros serviços. Permanece grave a situação da ocupação na construção civil, que ainda não estabilizou o contingente de trabalhadores empregados; o setor vem apresentando sucessivas quedas na série que compara com mesmo período do ano anterior desde o trimestre móvel junho-agosto de 2016.



Fonte: IBGE, PNADC

Desaceleração

Além dos fatos relatados acima, relativamente bem conhecidos pelo público, há um dado novo e preocupante: a desaceleração na geração de novas ocupações nos últimos trimestres entre as ocupações consideradas mais precárias.
O Gráfico 2 apresenta as taxas de crescimento da ocupação total e do número de pessoas nos tipos de ocupações de maior de peso no mercado de trabalho, na comparação com iguais trimestres móveis do ano anterior. Observando-se a ocupação total indica-se que depois de crescerem 2,05% no último trimestre móvel de 2017, em relação a igual período de 2016, no trimestre móvel janeiro-março de 2018 essa taxa recuou para 1,84%; no segundo trimestre móvel (abril-junho de 2018), refletindo os efeitos da paralisação dos caminhoneiros, a taxa recuou ainda mais célere, para 1,11%. Na segunda metade do ano, apesar de alguma retomada no incremento na geração de ocupação no trimestre julho-setembro, a linha de tendência é claramente declinante, registrando-se nova forte desaceleração no último trimestre móvel de 2018.
Observando-se as evoluções dos principais tipos de ocupação, contata-se que a desaceleração foi generalizada entre os vínculos precários que vinham sustentando a retomada da ocupação, enquanto a ocupação formal no setor privado não mostrou sinal de animação maior, continuando a apresentar quedas sucessivas e ainda expressivas no número de pessoas ocupadas.
Assim, os empregos sem carteira de trabalho assinada que finalizaram o ano de 2017 apresentando taxa de crescimento de 5,69%, no último trimestre de 2018 registraram incremento de 3,84%; a taxa de crescimento dos empregadores, que cresceu 6,34% no final de 2017, no último trimestre de 2018 revelava forte desaceleração para 2,79%. Mesmo as ocupações por conta própria, último reduto de sobrevivência das famílias empobrecidas pela crise, já não cresciam em 2018 na mesma intensidade de 2017.
A desaceleração da retomada do mercado de trabalho a partir do segundo trimestre de 2018 pode ser atribuída, no primeiro momento, à paralisação dos caminhoneiros e, no segundo semestre, à instabilidade política interna e à piora relativa do cenário internacional. A expectativa para 2019 é de certa retomada no ritmo na geração de ocupações, apesar de todas as incertezas reinantes. 


Fonte: IBGE, PNADC

Publicado no Jornal da Cidade, em 03 de fevereiro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário