Praça São Francisco, São Cristovão- SE

Praça São Francisco, São Cristovão- SE
Praça São Francisco, São Cristovão-SE. Patrimônio da Humanidade

domingo, 3 de fevereiro de 2013

O crescimento do emprego



Ricardo Lacerda

O IBGE informou na semana passada que a taxa de desocupação nas regiões metropolitanas de dezembro de 2012 foi de 4,6%, a mais baixa desde o início da atual série histórica em março de 2002. A taxa de desocupação média ao longo do ano de 2012 ficou em 5,5%, também a menor registrada. Cabe lembrar que em 2003, antes do início do ciclo expansivo que mudou as condições do mercado de trabalho no país, a média anual da taxa de desocupação atingiu 12,4%, mais do que o dobro da taxa de 2012.

O que mais tem intrigado os analistas são os resultados do mercado de trabalho nos dois últimos anos, quando a economia desacelerou. Em 2011, enquanto o PIB cresceu 2,7% o emprego formal aumentou 5,7%, segundo dados do Caged. Em 2012, o PIB deverá crescer em torno de 1%, mas o emprego formal subiu 3,4%.

Em um lapso de tempo um pouco mais longo, entre 2007 e 2012, enquanto o PIB cresceu estimados 3,6% ao ano, o emprego formal aumentou 5,6%, crescimento quase chinês.

Descolamento

Os analistas têm buscado explicação para esse descolamento entre o mercado de trabalho e o ritmo de atividade da economia. Uma das explicações mais disseminadas é a de que as atividades mais intensivas em trabalho, como aquelas que integram o setor de serviços, têm crescido mais rapidamente do que as atividades com maior relação capital/trabalho, como as vinculadas à indústria de transformação.

O gráfico 1, a seguir, apresenta a taxa de crescimento médio anual do emprego formal entre 2007 e 2012, nos principais setores de atividade. É interessante perceber que mesmo os setores com ritmo mais lento de crescimento de emprego formal (com exceção da agricultura em que o grau de informalidade ainda é muito elevado), a taxa média anual foi superior a 3%.  

Entre os setores de peso mais expressivo no mercado de trabalho, a indústria de transformação foi o que registrou a menor taxa anual de crescimento do emprego no período, 3,6%. Os grandes destaques foram a construção civil, com a notável taxa média anual de 11,1% , e o comércio (6,6%) e  os serviços (6,1%).


Fonte: MTE- CAGED

Limites

Por um lado, essa dinâmica tem um papel favorável no que tange à geração de emprego, por outro, ela findaria por limitar o crescimento da economia nacional, porque as atividades que mais têm evoluído são também aquelas de menor produtividade por trabalhador e, portanto, com menor potencial de incremento do PIB.  A partir dessa constatação, são lançadas críticas ao modelo de crescimento dos últimos anos que teria privilegiado o consumo em detrimento da produção.

Se essa argumentação, de fato, faz sentido talvez alguns analistas devessem apoiar, e não criticar, as últimas medidas adotadas para elevar a competitividade da produção industrial frente aos importados, incluindo a redução nas taxas de juros e nas tarifas de energia, a desoneração da folha de pagamentos e a desvalorização do câmbio. A elevação do câmbio, de R$ 1,70 para R$ 2,00, implica em estimular a produção frente ao consumo, e a indústria de transformação frente às atividades comerciais e de serviço. E a redução no patamar das taxas de juros empurra o crescimento da produção frente à expansão das atividades financeira e ao consumo das famílias.

Se os sinais de mercado fazem sentido, e fazem, é de se esperar que nos próximos trimestres a atividade industrial recupere em parte o espaço cedido para as atividades de serviço e a produção cresça mais do que o consumo. Esse ajuste, todavia, não implica em desaceleração no ritmo de crescimento do emprego, dado que a aceleração do PIB e seus efeitos interindustriais devem mais do que compensar as mudanças nas proporções setoriais.


Fonte: MTE- CAGED

Um desdobramento do movimento de descolamento da taxa de crescimento do emprego em relação ao PIB é que as regiões mais pobres têm apresentado ritmo bem mais intenso de criação de emprego formal. O gráfico 2 mostra que, entre 2007 e 2012, o emprego formal no Nordeste cresceu 46%, média anual de 6,5%,  enquanto o crescimento do Brasil foi de 39%, média de 5,6%. Sergipe apresentou o segundo maior crescimento do Nordeste, 53%, ou 7,3% ao ano, bem acima dos resultados médios da região e do país.

Publicado no Jornal da Cidade, em 03/02/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário