Praça São Francisco, São Cristovão- SE

Praça São Francisco, São Cristovão- SE
Praça São Francisco, São Cristovão-SE. Patrimônio da Humanidade

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Hoje, lançamento do Livro Economia Sergipana Contemporânea (1970-2010)





Convido todos  amigos, alunos e ex-alunos e as pessoas interessadas nos assuntos de Sergipe para o lançamento do Livro Economia Sergipana Contemporânea (1970-2010),  no dia 31 de janeiro, nessa quinta-feira, às 19 horas, no magnífico Museu da Gente Sergipana.  O livro é uma edição conjunta da Editora Diário Oficial e Editora da UFS.


Extrato da introdução.

O livro Economia Sergipana Contemporânea (1970-2010) busca cumprir um duplo papel. De um lado, visa registrar as transformações da economia sergipana nesse período construindo um panorama geral e setorial da economia do Estado. De outro lado, pretende colaborar para qualificar o debate sobre o nosso desenvolvimento à medida que traz a publico um conjunto de indicadores econômicos e sociais de Sergipe, incluindo sua evolução recente. 

As especificidades que assumem maior poder explicativo no desenvolvimento diferenciado de Sergipe são as referentes ao próprio padrão de ocupação das terras que configuram um tipo particular de estrutura agrícola e de formação de cidades; a ocorrência e a exploração de importantes jazidas minerais que conferiram, desde os anos sessenta do século passado, uma vantagem a Sergipe em relação à maioria dos demais estados da região, e um papel muito particular do Estado e das políticas públicas em seu desenvolvimento.

O livro está estruturado em três partes. A primeira procura formar  um quadro geral da estrutura e da evolução da economia sergipana,  particularmente do período pós 1970, período marcado pela maior integração econômica com o Brasil e com o Nordeste  e pelo predomínio da economia urbana na formação da riqueza. 

A segunda parte, Cenários da Economia Sergipana, procura traçar cenários setoriais e se refere basicamente ao período mais recente, a primeira década do século XXI, e muito frequentemente ao ciclo de expansão econômica 2004-2010.

Nesta segunda parte, constam capítulos setoriais sobre temas como a estrutura ocupacional, os pequenos empreendimentos, a especialização produtiva, a exploração de petróleo, a agropecuária, os municípios e os rendimentos e o consumo das famílias em Sergipe. Por conta do formato de artigos de jornais, com suas notórias limitações, a abordagem dos setores não é exaustiva e procura iluminar, na verdade, alguns aspectos que julguei relevantes para o debate público. 

A Parte 3, A Crise e a Retomada do Ciclo Expansivo, está constituída por três capítulos, formados, também, por artigos publicados no Jornal da Cidade. Eles procuram dar conta do processo mais recente de desenvolvimento da economia sergipana.

Tenho a expectativa que o presente livro possa ser utilizado não apenas como registro do passado recente, mas, também, como subsídio para o planejamento governamental e como material didático em cursos de graduação e pós-graduação das áreas de humanidades e de ciências sociais aplicadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário