Praça São Francisco, São Cristovão- SE

Praça São Francisco, São Cristovão- SE
Praça São Francisco, São Cristovão-SE. Patrimônio da Humanidade

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Lançamento do Livro Economia Sergipana Contemporânea (1970-2010)

Convido todos  amigos, alunos e ex-alunos e as pessoas interessadas nos assuntos de Sergipe para o lançamento do Livro Economia Sergipana Contemporânea (1970-2010),  no dia 31 de janeiro, na quinta-feira da próxima semana, às 19 horas, no magnífico Museu da Gente Sergipana.  O livro é uma edição conjunta da Editora Diário Oficial e Editora da UFS.

Abaixo seguem o convite e um extrato da apresentação feita pelo Governador Marcelo Déda. Ao longo dessa semana e da próxima, faremos algumas chamadas aqui no blog, no twitter e no facebook, intercalando a apresentação do Governador, o prefácio do professor Josué  Modesto e  o texto da contracapa.


Extrato do texto da apresentação do Governador Marcelo Déda.



O livro Economia Sergipana Contemporânea (1970-2010) do economista Ricardo Lacerda vem, em boa hora, preencher uma lacuna de nossa historiografia, na medida em que procura sistematizar a evolução do período mais recente da economia sergipana. 

O período ficou marcado pela modernização conservadora de Sergipe, em que as transformações na estrutura econômica estiveram, em grande parte, divorciadas dos avanços sociais e políticos. No  Brasil Grande, imaginado pelo  regime militar (1964-1985), não havia espaço para a participação popular e a melhoria das condições de vida da população era compreendida como efeito secundário da modernização na base produtiva.

A redemocratização do país a partir de meados dos anos oitenta, que tem na promulgação da constituição de 1988 seu marco institucional fundamental, abriu uma nova etapa na história do Brasil, cuja principal tarefa, do ponto de vista econômico e social, consiste na universalização dos benefícios do progresso material.  Do ponto de vista político, a desconcentração do poder por meio da radicalização da democracia é a tarefa fundamental.

O trabalho do professor Ricardo Lacerda constitui-se numa qualificada contribuição para o debate econômico em nosso estado. Que ele seja lido não apenas nas academias, por professores e alunos, mas, também  pelos intelectuais,  políticos,  empresários, sindicalistas, enfim, pelo maior número possível de sergipanos, estimulando assim o debate e abrindo caminhos para novos estudos que nos ajudem a compreender o nosso presente e nos estimule a agir na construção dos caminhos que levem Sergipe a um futuro de desenvolvimento econômico, justiça social e sustentabilidade ambiental.

Marcelo Déda Chagas
Governador do Estado de Sergipe





Nenhum comentário:

Postar um comentário