Praça São Francisco, São Cristovão- SE

Praça São Francisco, São Cristovão- SE
Praça São Francisco, São Cristovão-SE. Patrimônio da Humanidade

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

As exportações de suco concentrado de laranja (1)



Ricardo Lacerda

Quem observa o preço médio do suco de laranja concentrado (FCOJ) que foi exportado pelo Brasil nos últimos meses se inclina a inferir que estamos diante de um novo período de prosperidade da citricultura. Depois do fundo do poço, em 2009, quando atingiu US$ 1.092 por tonelada exportada, o valor médio do suco concentrado exportado alcançou US$ 2.021, em agosto de 2011, em grande parte por conta de problemas na safra da Florida (ver Gráfico 1).

Fonte: MDIC-SECEX. Banco de dados Alice.

Mesmo com a forte melhoria das cotações, a quantidade exportada de suco concentrado ainda não reagiu. O volume exportado pelo Brasil nos doze meses encerrados em agosto de 2011 se limitou a 423 mil toneladas, frente às 523 mil toneladas comercializadas nos doze meses encerrados em agosto de 2010, uma retração de 19%.

Os especialistas não estão otimistas em relação às perspectivas do suco de laranja no mercado internacional. O entendimento é de que a alta do preço tem caráter temporário, decorrente de problemas climáticos que atingiram a produção americana. O diagnóstico predominante é o de que o mercado de consumo de suco de laranja se encontra estagnado, senão em declínio.

Saturamento

Estimativa da Markestrat, a partir de dados do Euromonitor e da Tetra Pak, é de que o consumo de suco de laranja concentrado nos vinte principais mercados caiu 6,9% entre 2003 e 2010. A retração do mercado no período não teria apenas caráter conjuntural, decorrente da crise financeira internacional, mas indicaria uma mudança de hábito no mercado mundial, em que outras bebidas vêm ocupando espaço na preferência dos consumidores. O Gráfico 2, a seguir, mostra que o mercado sofreu, de fato, com a crise financeira eclodida em 2008, mas a tendência de declínio é anterior e de caráter mais estrutural.



Fonte: Markestrat a partir de Euromonitor e Tetra Pak.
OBS: Inclui suco de laranja utilizado em mix de frutas e vendido congelado no varejo. Extraído de CitrusBR. Consumo Mundial de Suco de Laranja. Brasília, 6 de setembro de 2011. (http://www.agricultura.gov.br/arq_editor/file/camaras_setoriais/Citricultura/28RO/App_Consumo_de_Suco.pdf).

Mercados

Entre 2003 e 2010, as retrações mais acentuadas no consumo de suco de laranja industrializado se verificaram em três das quatro maiores economias do mundo, Estados Unidos, Japão e Alemanha, com taxas de retração próximas a 20% (ver Tabela). O forte aumento do consumo em mercados emergentes, como os da China e da Rússia, não tem sido suficiente para se contrapor a tendência de declínio verificado nos principais mercados.

Fonte: Markestrat a partir de Euromonitor e Tetra Pak. Ver observação do Gráfico 2.

Sergipe
O valor das exportações de suco de laranja da economia sergipana reagiu positivamente à melhoria na cotação do produto no mercado mundial. A exemplo do que vem ocorrendo com a citricultura brasileira, como um todo, a melhoria de preços ainda não se refletiu de forma mais intensa no volume exportado por Sergipe. Esse será o ponto a ser tratado no artigo da próxima semana.



Publicado no Jornal da Cidade em 02/10/2011



Para baixar o arquivo em PDF clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário