Praça São Francisco, São Cristovão- SE

Praça São Francisco, São Cristovão- SE
Praça São Francisco, São Cristovão-SE. Patrimônio da Humanidade

domingo, 5 de agosto de 2012

Ocupação em Aracaju e em alguns dos maiores municípios sergipanos



Ricardo Lacerda

Os dados sobre a estrutura da ocupação da força de trabalho nos municípios sergipanos em 2010 oferecem um cenário que confirma alguns fatos já conhecidos, mas traz também novidades. Assim, reafirma-se o perfil acentuadamente comercial do município de Itabaiana, que lidera em termos de participação da força de trabalho ocupada nessa atividade, 23,7%, quase uma em cada quatro pessoas ocupadas no comércio ou em reparação de veículos.

O município agrestino também se situa entre os primeiros na ocupação de pessoas nas atividades de transporte e armazenagem, 6% da força de trabalho local, mas quem lidera em termos proporcionais é Carmópolis, com 9,7% das pessoas dedicadas a esta atividade, certamente por conta da demanda gerada pela Petrobras. Alerta-se que as informações dizem respeito ao local de residência das pessoas e não do município onde desenvolvem as atividades.

Uma síntese da composição da ocupação em 2010 nos vinte principais municípios nesse critério se encontra na Tabela 1. A Lista completa para os 75 municípios sergipanos pode ser acessada no endereço eletrônico que se segue. http://www.4shared.com/office/wb_byCLT/Anexo-_Ocupao_Municipios_2010.html.

Setorial

Entre os vinte municípios selecionados, Poço Redondo, Porto da Folha e Poço Verde contam com as maiores participações de sua população ocupada no setor agropecuário. Itabaianinha, Tobias Barreto, Nossa Senhora do Socorro, Capela e Itaporanga apresentam as participações mais elevadas no setor industrial, sendo que na indústria de transformação Itabaianinha e Tobias Barreto lideram, enquanto na construção civil são os municípios da região metropolitana, Nossa Senhora de Socorro e São Cristóvão, seguidos por Canindé do São Francisco, Itaporanga e Capela, que abrigam as maiores proporções de trabalhadores ocupados (ver Tabela 1).


Fonte: Censo demográfico de 2010


No comércio, depois de Itabaiana, aqueles que contam com participações mais elevadas entre os vinte maiores municípios são, por ordem, Propriá, Nossa Senhora do Socorro, Aracaju, Estância, Tobias Barreto, São Cristóvão e Nossa Senhora das Dores.

Cidade de serviços

Na medida em responde por 30% de toda população ocupada em 2010, Aracaju é o principal pólo estadual em todos os segmentos tipicamente urbanos, sejam atividades industriais, sejam atividades terciárias. Em termos de sua estrutura interna, são particularmente importantes na ocupação das pessoas que residem em Aracaju, por ordem, as atividades de comércio, administração pública, educação, saúde e serviços sociais e as atividades industriais da construção civil e da indústria de transformação, além dos serviços domésticos e atividades administrativas (ver Tabela 2). Em conjunto, as atividades de serviço respondiam por 75% do total de pessoas ocupadas no município em 2010.

Fonte: Censo demográfico de 2010

Mesmo considerando os pesos que a construção, a indústria de transformação e o comércio mantêm na ocupação aracajuana, é na prestação de serviços em sentido restrito que a cidade se diferencia das demais. A última coluna da Tabela 2 apresenta os índices de especialização dos setores de ocupação, em que valores superiores a 1 significam que o peso da atividade na estrutura de ocupação de Aracaju é superior ao da média do estado de Sergipe.

Em diversas atividades relativamente mais modernas do setor de serviços, como as de informação e comunicação, setor financeiro e atividades profissionais e científicas residem em Aracaju mais de 60% da mão de obra ocupada no Estado. Aracaju também é fortemente especializada na prestação de serviços de saúde e nos serviços vinculados a cultura e esporte.


Publicado no Jornal da Cidade em 05/08/2012



Anexo: Estrutura de Ocupação nos 75 municípios sergipanos





Nenhum comentário:

Postar um comentário