Praça São Francisco, São Cristovão- SE

Praça São Francisco, São Cristovão- SE
Praça São Francisco, São Cristovão-SE. Patrimônio da Humanidade

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O consumo e o PIB em 2015

Ricardo Lacerda

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), indicador aproximado do PIB, despencou 4,1% em 2015. O resultado é muito ruim e também incomum.
Desde os anos oitenta, somente em 1981, no início da crise da dívida externa que soterrou os países em desenvolvimento não exportadores de petróleo em todo o globo, e, em 1990, quando o presidente Fernando Collor suprimiu a liquidez do sistema econômico visando derrubar uma inflação que extrapolava mil por cento ao ano, a queda do nível de atividade da economia brasileira havia atingido a casa de 4%.
Tivemos nesse período ainda mais três resultados negativos no PIB. Em 1983, na sequência da segunda maxidesvalorização cambial promovida pelo então ministro Delfim Netto, quando o PIB caiu 3,4%. As outras duas quedas anuais do PIB brasileiro ocorreram em 1992, ano da crise política do impeachement do presidente Collor, de 0,5%, e, em 2009, em meio ao furacão da crise financeira internacional, de 0,1%.
A verdade é que não há, até o momento, uma explicação satisfatória para a dimensão da queda do PIB de 2015, superior a 4%. Para deixar claro, não me refiro às causas dos desequilíbrios macroeconômicos, em torno das quais há intensa polêmica, e sim ao que provocou o número tão desastroso de 2015.
O consumo despenca
Do ponto de vista das variáveis de dispêndio (consumo das famílias, consumo do governo, investimento e saldo externo de bens e serviços), a economia brasileira começou a perder o chão no terceiro trimestre de 2013 (ver Gráfico 1).
Há um novo rebaixamento na evolução das variáveis a partir do segundo trimestre de 2014: o consumo das famílias entrou em estagnação; a FBCF iniciou o período de quedas sucessivas de dimensões colossais que permanece até o último resultado conhecido; e as exportações de bens e serviços voltam a desabar, depois das quedas em 2012, como reflexo do fim do ciclo longo de valorização das commodities. 
É no primeiro trimestre de 2015, todavia, que a economia brasileira a inicia sua queda livre. Por que a queda foi tão acentuada?
O ajuste e a queda do consumo
Diante da urgência em realizar os ajustes macroeconômicos, tornou-se inviável sustentar o nível de atividade por meio do estímulo ao consumo das famílias e dos gastos correntes do governo.
A partir do primeiro trimestre de 2015, o consumo das famílias, que responde por cerca de 60% da demanda agregada da economia, passa a apresentar quedas sucessivas e cada vez mais maiores. Depois de cair 1,5%, em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o consumo das famílias se retrai 3%, no segundo trimestre, e 4,5% no terceiro trimestre de 2015. Desde 2003 que o consumo das famílias não apresentava queda.
As despesas correntes do governo, por sua vez, passam a apresentar evolução negativa desde o último trimestre de 2014, ainda que as quedas não tenham sido tão acentuadas quanto as do consumo das famílias.


Fonte: IBGE. CNT.
Comércio varejista
Os resultados do comércio varejista espelham bem a evolução negativa do consumo. O volume de vendas no varejo apresentou queda em 2015, o que não acontecia também desde 2003. A retração nas vendas atingiu 4,3%, na média do ano, mas foi se acentuando trimestre a trimestre.
Depois de cair 0,8% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo trimestre de 2014, o volume de vendas no varejo se retraiu 3,5%, no segundo trimestre, 5,7% no terceiro trimestre e fechou 2015 com uma queda de 6,9%, no quarto trimestre.
Como mostra o Gráfico 2, a piora ao longo do ano foi generalizada entre as atividades comerciais, abrangendo as vendas no setor de supermercados, hipermercados e alimentos, vestuário e calçados, móveis, eletrodomésticos e combustíveis. Entre as atividades pesquisadas, apenas o segmento de produtos farmacêuticos e cosméticos fechou o ano no azul, mesmo assim o resultado positivo encolheu a cada trimestre.


Fonte: IBGE. PMC

Alguns fatores cruciais como a deterioração do cenário externo, a agudização da crise de confiança e principalmente os efeitos diretos e indiretos das medidas ajuste sobre o poder de compra das famílias explicam a maior parte da queda de cerca de 4% do PIB em 2015.
Os impactos de algumas dessas medidas sobre a redução da renda das famílias podem ter atingido seu pico e deverão a ser atenuados nos próximos trimestres, notadamente aqueles decorrentes dos aumentos das tarifas públicas e da depreciação da paridade cambial.
Na comparação com o trimestre imediatamente anterior (na série livre de efeitos sazonais), o IBC-BR acelerou a queda até meados de 2015 (ver Gráfico 3). Na segunda metade do ano, a retração do IBC-BR continuou intensa, mas não mais crescente. É possível que nos próximos trimestres o ritmo de piora seja decrescente até que, finalmente, cheguemos ao fundo do poço.



Fonte: BCB. Obs: Série livre de efeitos sazonais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário