Praça São Francisco, São Cristovão- SE

Praça São Francisco, São Cristovão- SE
Praça São Francisco, São Cristovão-SE. Patrimônio da Humanidade

domingo, 18 de janeiro de 2015

Perspectivas mundiais em 2015



Ricardo Lacerda

O Banco Mundial publicou na semana passada a edição de janeiro do seu relatório semestral  Global Economic Prospects em que apresenta os principais condicionantes do crescimento da economia mundial para 2015 e 2016.

O relatório inicia reconhecendo que o crescimento da economia mundial decepcionou em 2014, devendo ficar abaixo do que foi projetado pela instituição nos relatórios semestrais anteriores, em janeiro e junho passados.  Segundo estimativa da instituição, a economia mundial deve ter crescido 2,6%, em 2014; os países de alta renda apresentaram recuperação modesta, elevando a taxa de expansão do PIB de 1,4%, em 2013, para 1,8%, em 2014, mas, enquanto os EUA e o Reino Unido surpreenderam positivamente (cresceram, respectivamente, 2,4% e 2,6%), a Zona do Euro teve incremento de apenas 0,8% e o Japão, 0,2%.

Para 2015, a projeção é de modesta aceleração do crescimento tanto para os países de alta renda quanto para os países em desenvolvimento, indicando que vamos ter que aguardar por mais algum tempo uma retomada mais robusta da economia global: o crescimento do PIB mundial se elevaria para 3,0%, com os países de alta renda devendo registrar o ainda modesto resultado de 2,2% e os países em desenvolvimento passando de 4,4%, em 2014, para 4,8%, em 2015.

Frustração

A frustração do crescimento da economia em 2014 é um ponto sensível, posto que tem sido recorrente: por três anos, sucessivamente, a economia mundial tem se recusado a seguir as perspectivas relativamente otimistas das instituições multilaterais que, em essência, apontavam que o pior da crise teria ficado para trás. A duração do baixo crescimento por um período de tempo tão longo põe em xeque a efetividade das políticas fiscais e monetárias recomendadas por essas instituições com o propósito de acionar o crescimento.

A frustração do crescimento de 2014 se explicaria principalmente pelo desempenho abaixo do esperado no Japão e na Zona do Euro, enquanto a revisão para baixo da projeção para 2015 foi influenciada em maior parte pelas dificuldades enfrentadas pela Rússia e Brasil, pela Zona do Euro e Japão e, complementarmente, pela maioria das demais economias, que na virada para 2015 estão apresentando desempenho inferior ao que se esperava a um  ano atrás.

O Gráfico apresentado ilustra as revisões das projeções de crescimento calculadas pelas edições recentes do relatório. Informa, entre outras coisas, que em janeiro de 2014 havia uma expectativa de aceleração do crescimento mundial em relação ao que se previa em junho do ano anterior, mas as dificuldades acima do esperado pelo Japão, Zona do Euro e por algumas das principais economias emergentes fizeram com que as projeções fossem rebaixadas nos relatórios de junho de 2014 e na edição atual, de janeiro de 2015.

Fonte: Extraído de Worldbank. Global economic prospects. Janeiro de 2015.

 Vetores

Outro aspecto destacado na edição de janeiro é que as tendências de crescimento entre as principais economias do mundo se apresentam mais divergentes do que anteriormente, com a economia norte-americana ganhando impulso nos ultimos trimestres, enquanto na zona do Euro e no Japão frustou-se a expectativa de retomada do crescimento e que essas diferenças devem estar associadas as opções de políticas monetárias adotadas, mais expansiva nos EUA do que na Europa e no Japão.

O relatório enfatiza algumas ideias chave. As perspectivas da economia mundial nos próximos anos estariam associadas a alguns vetores fundamentais: a evolução dos preços das commodities, particularmente do que vai acontecer com as cotações do petróleo; o comportamento das políticas monetárias nas economias centrais, que se tornou crescentemente divergente; e a débil expansão do comércio mundial.
Petróleo
O relatório assume uma posição otimista em relação aos efeitos da queda acentuada dos preços do petróleo desde meados de 2014 sobre o crescimento global. Assinala que  um longo período de cotações baixas acionaria um fator de crescimento que ajudaria a compensar as dificuldades hoje enfrentadas pelas economias dos países em desenvolvimento importadores de petróleo, ainda que tenha o potencial de provocar desequilíbrios nas regiões que concentram as exportações do produto.

Em relação à política fiscal, o relatório é cauteloso. Reconhece que a recuperação nos países de alta renda é ainda muito frágil e envolve riscos de reversão. Recomenda a continuidade da política monetária acomodatícia. Para aqueles países que contam com espaço fiscal para elevar os gastos, indica que devem utilizar esse instrumento, enquanto aqueles, como boa parte dos países emergentes, inclusive o Brasil, que já o teriam utilizado deveriam realizar reformas estruturais, a fim de conquistar espaço fiscal, o que em geral significa adotar ajustes que envolvem sacrifício da população.

Publicado no Jornal da Cidade, em 18 de janeiro de 2015 

Nenhum comentário:

Postar um comentário