Praça São Francisco, São Cristovão- SE

Praça São Francisco, São Cristovão- SE
Praça São Francisco, São Cristovão-SE. Patrimônio da Humanidade

domingo, 4 de janeiro de 2015

Comércio exterior e crescimento



Ricardo Lacerda

O debate sobre as relações entre comércio exterior e crescimento econômico tem pautado parte importante das preocupações dos economistas desde os tempos mercantilistas no século XVIII. No pós segunda guerra mundial, a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), sob a liderança intelectual do argentino Raúl Prebisch, elaborou um corpo de ideias inovadoras, a partir dos ensinamentos do economista alemão Frederico List, para fundamentar uma proposta de industrialização para a região apoiada no argumento da indústria nascente, que justificava a proteção do mercado interno.

Os cepalinos nunca se opuseram ao fortalecimento do comércio exterior, pois entendiam que a sua expansão era fundamental para o crescimento econômico e destacavam seu papel decisivo na difusão do progresso tecnológico em direção aos países pobres. Argumentaram, todavia, que os frutos do progresso técnico se distribuíam desigualmente entre os países industrializados e os países periféricos produtores de matérias-primas, em desfavor desses últimos, o que justificaria um amplo esforço nacional em prol da industrialização.

O pensamento cepalino foi fortemente influenciado pelo pessimismo em relação ao comércio exterior que se seguiu aos 15 anos de evolução desfavorável das exportações latino-americanas, deprimidas entre o início da grande depressão e o final do conflito bélico mundial, o que limitava as possibilidades de crescimento em modelos de base exportadora.

Quando ao final dos anos cinquenta, Celso Furtado, o mais ilustre dos cepalinos brasileiros, vai propor uma estratégia ampla de desenvolvimento para o Nordeste, em que a industrialização era uma peça fundamental, faz questão de matizar que “aumentar as exportações de produtos primários é, seguramente, a forma mais ‘barata’ de uma economia crescer”. Todavia, “nem sempre essa linha de desenvolvimento está aberta, ou apresenta as dimensões requeridas”. Nessas circunstâncias, “o desenvolvimento só é factível mediante a diversificação da própria produção interna, ou seja, pela industrialização” [GTDN, 1958].

Globalização

As transformações tecnológicas, econômicas, comerciais e financeiras dos anos noventa abriram um novo período de otimismo em relação ao comércio exterior, no âmbito do processo de globalização, em que cadeias de produção integradas internacionalmente comandaram a expansão do comércio internacional. 

Prostradas pela crise de endividamento externo dos anos oitenta que as havia levado para um beco sem saída, as nações latino-americanas, com graus variados de resistência, submeteram-se aos desígnios da economia global. Recomendavam-se para os países da América Latina desregulamentação financeira e abertura comercial, como duas faces para a entrada massiva de capital externo e a integração ao comércio mundial, projeto que foi reformado, mas não revertido, na sequência da crise cambial dos países emergentes na segunda metade da década.

China

A emergência da China como a potência na virada para o novo século impulsionou a demanda mundial por alimentos e matérias-primas, articulando o continente africano e os países latino-americanos no intenso crescimento do comércio internacional.  Os termos de troca entre os preços dos produtos exportados e os dos produtos importados pela América Latina e Caribe que haviam caído 15,1%, entre 1984 e 1990, e que registraram nova queda, de 1,9%, sobre uma base já rebaixada entre 1990 e 2000, se elevaram em 23,1% entre 2000 e 2007, inaugurando um novo período de otimismo da região em relação ao comércio exterior.

O cenário favorável, todavia, começou a inverter a tendência depois da crise financeira de 2008 e muito particularmente nos últimos três anos, entre 2012 e 2014 (ver Gráfico 1). Não é fortuito que os países emergentes, inclusive os latino-americanos, que haviam se saído relativamente bem no primeiro momento da crise internacional, desaceleraram fortemente as taxas de crescimento e passaram a apresentar crescentes desequilíbrios externos e internos, desde então.


Fonte: FMI. WEO, Outubro de 2014.

Sustentação do crescimento

A opção brasileira pela preservação do crescimento impulsionado pela expansão da renda e do consumo, enquanto a economia mundial mergulhava em uma recessão de longa duração, não foi feita sem importantes custos, dentre os quais se sobressaem a penalização do setor industrial e a rápida deterioração de nossas relações comerciais com o exterior.

Refletindo o agravamento do cenário externo a partir de 2008, as exportações brasileiras, depois da forte retomada em 2010 e 2011, interromperam o crescimento e passaram a registrar tendência declinante nos últimos três anos. Nos doze meses acumulados em novembro, as exportações brasileiras declinaram 5,18% em relação a igual período anterior.

A manutenção do crescimento do poder de compra interno, todavia, em uma situação de câmbio ainda depreciado e de acirramento da competição no comércio mundial, propiciou que as importações se mantivessem em crescimento, mesmo que em ritmo moderado, mas suficiente para fazer desaparecer o saldo positivo no comércio exterior brasileiro. No intervalo de três anos, passamos de um saldo positivo de quase US$ 30 bilhões (ao final de 2011), para um resultado negativo, nos doze meses encerrados em novembro de 2014 (ver Gráfico 2).


Fonte: Secex- Mdic. Obs. O resultado de 2014 é o acumulado em 12 meses entre dezembro de 2013 e novembro de 2014.

Em uma situação de crise prolongada no cenário externo, o Brasil (e outros países da América Latina) não poderia mesmo contar com o comércio exterior como vetor de crescimento. Não resistiu, todavia, em recorrer ao crescimento das importações para complementar oferta interna.


Publicado no Jornal da Cidade, em 04 de janeiro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário