Praça São Francisco, São Cristovão- SE

Praça São Francisco, São Cristovão- SE
Praça São Francisco, São Cristovão-SE. Patrimônio da Humanidade

segunda-feira, 26 de maio de 2014

O Núcleo de Competência em Petróleo e Gás de Sergipe



Ricardo Lacerda

Sem que a sociedade se tenha dado muito conta, nas últimas semanas foram realizados eventos que demarcam conquistas institucionais de grande significado para o desenvolvimento econômico, social e científico de Sergipe.  

Em menos de trinta dias, foram anunciados o lançamento de editais para pesquisas científicas e tecnológicas pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), no montante de R$ 12 milhões; a implantação das novas instalações do parque tecnológico de Sergipe (SergipeTec), com investimentos superiores a R$ 33 milhões de reais, a ser entregue até o final do ano, em área anexa ao campus central da Universidade Federal de Sergipe; e finalmente, na última quarta-feira, dia 21, foi inaugurada a sede do Núcleo Regional de Competência em Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Sergipe (NUPEG), também situado no campus da UFS.  

A realização de tais eventos reflete a caminhada, iniciada ainda no governo Albano Franco, para fomentar a formação de Sistema Regional de Inovações (SRI). Nesse momento alcança-se um novo patamar de maturidade e são colhidos resultados significativos de um direcionamento, adotado no início da atual administração, de canalizar as energias do sistema de inovação local para o atendimento das demandas econômicas e sociais postas pelos desafios do desenvolvimento sergipano.  

Esse é o ponto a ser perseguido diuturnamente, o compromisso efetivo do SRI em empregar o potencial de desenvolvimento científico e tecnológico local para atender demandas reais do desenvolvimento sergipano, sejam demandas do setor produtivo, sejam demandas das políticas públicas de atendimento às necessidades da população.

Chama a atenção o foco dos editais de pesquisa da Fapitec. Contemplam tanto as ações mais tradicionais, como a concessão de bolsas de iniciação científica e tecnológica para alunos da rede estadual e do ensino superior e de bolsas de mestrado e doutorado, quanto outras iniciativas mais inovativas e com potencial também de grande retorno social.

Este é o caso do edital específico para que docentes e pesquisadores vinculados às universidades e faculdades avaliem (e apresentem propostas), sob critérios científicos, as políticas públicas que estão sendo implementadas em uma diversidade de áreas. São projetos que visam analisar e avaliar programas que estão em andamento nas áreas de inclusão social, segurança, planejamento, finanças públicas, saneamento e tecnologia da informação.
O objetivo explícito é identificar o que vem alcançando ou não resultados e quais são os problemas encontrados, a fim de aperfeiçoar os instrumentos empregados.

Tecnologia apropriada

Com muito esforço institucional envolvido, Sergipe vem estreitando a enorme distância entre a sua base de riquezas mineirais e o conhecimento científico e tecnológico requerido na exploração e beneficiamento de tais riquezas.

A exploração das riquezas minerais em Sergipe deu seu grande salto na década de sessenta, quando foi iniciada a prospecção e extração de petróleo no campo de Carmópolis e foi instalada a primeira fábrica de cimento. Entre as décadas de setenta e oitenta, a indústria de base se consolidou em Sergipe, com a implantação da Unidade de Produção de Gás Natural (terminal do Tecarmo),  a FAFEN e a mina Taquari-Vassouras de exploração de potássio.

Todavia, mesmo considerando a valorosa contribuição dos pesquisadores da escola de química, que veio a ser incorporada à Universidade Federal de Sergipe, somente na década de 2000 foram criados os cursos superiores especializados para a formação de recursos humanos e desenvolvimento científico e tecnológico voltados para a exploração dessas riquezas.

Atualmente Sergipe já conta com cursos de geologia e das engenharias de petróleo, ambiental e mecânica, além de de cursos de pós-graduação que formam núcleos de pesquisas com potencial para se dedicar ao desenvolvimento de tecnologias aplicadas a essas atividades.

NUPEG

A implantação do Núcleo Regional de Competência em Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Sergipe (NUPEG), unidade integrante da Universidade Federal de Sergipe, é fruto do empenho conjunto da instituição, do Governo de Sergipe e da Petrobras, com o obejtivo de fincar em nosso estado um polo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico especializado na atividade econômica mais estratégica para o futuro de Sergipe. É um passo fundamental para que Sergipe participe do esforço nacional de pesquisa e desenvolvimento tecnológico na temática de petróleo, gás natural e biocombustíveis.

É também uma oportunidade para adensar localmente uma parcela das atividades da cadeia produtiva e de conhecimentos que giram no entorno da exploração, produção e refino de petróleo. (Ver no Quadro a descrição dos laboratórios de pesquisa que integram o NUPEG).

O esforço que está sendo aplicado nessa iniciativa, que se articula a outras dimensões da política de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico, é um exemplo de investimentos em desenvolvimento institucional que fazem a diferença no longo prazo.

É uma demonstração também de que é equivocada a percepção de que os investimentos para capacitação em ciência e tecnologia formam um mundo à parte, que pouco diz respeito ao dia a dia dos cidadãos. 


Quadro. Laboratórios do Núcleo Regional de Competência em Petróleo, Gás e Biocombustíveis de Sergipe- NUPEG
Laboratório de automação, controle e simulação (LACS)
Laboratório de Corrosão e Nanotecnologia (LCNT)
Laboratório de Caracterização e Processamento de Petróleo (LCPP)
Laboratório de Caracterização e Processamento de Biocombustíveis (LCPB)
Laboratório de Modelagem e Ciências Geológicas (LMCG)
Laboratório de Geologia e Geo Engenharia de Petróleo (PROGEOLOGIA).
Laboratório de Tecnologia de Cimentação de Poços (LTCP)
Laboratório de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (LTMA)
Fonte: NUPEG-UFS


Publicado no Jornal da Cidade, em 25/05/2014 

Nenhum comentário:

Postar um comentário