Praça São Francisco, São Cristovão- SE

Praça São Francisco, São Cristovão- SE
Praça São Francisco, São Cristovão-SE. Patrimônio da Humanidade

domingo, 28 de dezembro de 2014

Depois da estiagem, o milho bate recorde de produção



Ricardo Lacerda

Sob todos os aspectos, a ascensão do milho na agricultura sergipana nos últimos dez anos foi notável. Nesse período, a cultura se consolidou como a principal atividade agrícola do estado, se destacando em relação a outras também importantes, como a mandioca e o feijão, igualmente cultivados no semiárido, e a cana-de-açúcar e a laranja, principais culturas da zona úmida.

Ainda que seja um cultivo bastante tradicional do semiárido sergipano, no último decênio o milho conquistou novas áreas, multiplicou a produtividade (produção/hectare) em mais de três vezes e passou a responder, em 2013, por 42% da área plantada pelas culturas temporárias em nosso território, ocupando uma extensão 84% superior a da cana-de-açúcar. O mais impactante é que a cultura do milho, em 2013, passou a responder por quase um em cada quatro reais (23,5%) da renda agrícola de Sergipe, seguida pela mandioca (19,0%), laranja (15,1%) e cana-de-acúcar (14,4%).

Novos polos

A expansão da cultura do milho tem provocado mudanças na própria geografia agrícola estadual, com a ascensão dos municípios mais vocacionados na atividade no ranking dos principais produtores agrícolas. O município de Carira, maior produtor de milho, que respondia, em 2003, por menos de 0,5% da renda agrícola sergipana, em 2013 participava com 7,1% de todo valor agrícola estadual.

Com a expansão do milho em seu território, Carira tornou-se o segundo maior produtor agrícola de Sergipe, ficando atrás apenas do município de Lagarto, que conta, além do milho, com outras culturas importantes, como a laranja, o maracujá, a mandioca e o feijão.

O segundo maior produtor de milho, o município de Simão Dias, também avançou na participação da produção agrícola estadual, passando de 3,2%, em 2003, para 6,5%, em 2013, e é o 3º maior produtor agrícola estadual.

Estiagem

A produção de milho do Nordeste foi fortemente impactada pela estiagem que assolou a região. Em alguns estados, como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, a queda de produção em 2012 superou 80%, em relação ao ano anterior. Sergipe enfrentou dois anos de quebra da safra, em 2011 e 2012, de tal forma que a produção nesse último ano foi 40% inferior a realizada em 2010 (ver Gráfico 1).

Fonte: IBGE- PAM até 2013 e LSPA, 2014.

Depois de iniciar em 2007 uma trajetória expansiva espetacular, saltando de 237 mil toneladas naquele ano para alcançar 751 mil toneladas em 2010, a produção de milho despencou nos dois anos seguintes, atingida pela forte estiagem. Em 2013, a produção alcançou patamar semelhante ao período anterior à estiagem e para 2014 estimou-se uma produção recorde de 818 mil toneladas, equivalentes a 9% acima do pico de produção de 2010.

Territórios

A estiagem em foi mais dura no Alto Sertão e no Agreste, atingindo fortemente o cultivo do milho em Carira, Frei Paulo, Poço Redondo, Nossa Senhora Aparecida, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória, além de Pinhão e São Miguel, e menos agressiva no território do Centro-Sul.  

A retomada da produção em 2013 foi abrangente, atingindo tanto os cultivos de milho do Alto Sertão, quanto os do Centro-Sul e do território do Agreste. Todavia, ela se apresentou bastante diferenciada entre eles.

Nos principais municípios dedicados à cultura do milho situados no Alto Sertão e no Agreste a retomada em 2013, apesar de robusta, foi ainda parcial, com a produção se situando em patamar abaixo do anterior à estiagem, como nos casos de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Pinhão e mesmo Carira. Como ainda não se conhece a produção agrícola municipal de 2014, apenas o agregado para o estado, é possível que em alguns municípios do Agreste e de Alto Sertão a produção no ano corrente tenha alcançado o pico anterior à estiagem.

No período mais recente,  por outro lado, verificou-se um movimento expansivo da cultura do milho em direção a todos municípios do Centro-Sul (Lagarto, Riachão dos Dantas, Poço Verde, Simão Dias e Tobias Barreto). Neles, não apenas o recuo da produção foi menos acentuado durante a estiagem, como a retomada foi intensa em 2013, sinalizando que a cultura tem buscado na região as suas novas áreas de expansão.



Fonte: IBGE- PAM




Publicado no Jornal da Cidade, em 21 de dezembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário