Praça São Francisco, São Cristovão- SE

Praça São Francisco, São Cristovão- SE
Praça São Francisco, São Cristovão-SE. Patrimônio da Humanidade

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Crescimento populacional dos municípios sergipanos

Ricardo Lacerda

O IBGE publicou no final do ano passado os primeiros números do Censo Populacional de 2010. Entre os resultados, o que mais chamou a atenção foi o encolhimento da taxa de crescimento da população brasileira, de 1,80%a.a, na década de noventa, para 1,17% a.a, na primeira década do novo século, o que significa que, enquanto nos 10 anos anteriores a população cresceu 19,5%, o incremento restringiu-se a 12,3% na última década. A taxa de crescimento anual da população do Nordeste, de 1,07% a.a., ficou abaixo da média brasileira, mas acima das registradas nas regiões Sul e Sudeste. As expansões mais expressivas na população se verificaram nas regiões Norte e Centro-Oeste, 2,0% a.a e 1,90% a.a., respectivamente.

A população sergipana,em 2010, era de 2.068.031 habitantes, crescimento de 15,9%,em relação aos 1.784.475 residentes em 2000, taxa bem acima das médias nordestina e brasileira. Na região, Sergipe apresentou a segunda maior taxa de crescimento populacional, inferior apenas ao estado do Maranhão.

Municípios

Os municípios que apresentaram maior crescimento populacional na década foram Carmópolis, Barra dos Coqueiros e Canindé do São Francisco, com impressionantes 44,4%, 40,5% e 39,1%, respectivamente. Há importantes forças por trás do crescimento demográfico desses municípios, como a expansão dos gastos públicos impulsionados pelas receitas de royalties de petróleo e gás, no primeiro, de royalties de geração de energia elétrica, no terceiro, e, no caso da Barra dos Coqueiros, a maior integração com Aracaju.

Entre as 15 maiores populações, em 2010, foram pequenas as modificações no ranking municipal, com Itabaianinha ascendendo da 8ª para a 9ª posição, em razão da perda de quatro povoados de Simão Dias para o município baiano de Paripiranga, e a queda de quatro posições de Propriá, superado por Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Capela e Itaporanga d'Ajuda, municípios que conheceram importantes avanços nas atividades agrícolas ou industriais, no período. Aracaju alcançou o notável crescimento de 23,7%, superior mesmo à taxa de Nossa Senhora do Socorro, de 22,1%, e São Cristovão, também na Grande Aracaju, 22,0%.

Fonte: IBGE. Censo Demográfico. Resultado preliminar de 23/11/2010. OBS. O crescimento populacional de Simão Dias foi de fato maior do que esse registrado, considerando a perda de 4 povoados para Paripiranga, na Bahia.

Grandes e médios

O Quadro a seguir associa o ritmo de crescimento populacional e o porte dos municípios, estabelecendo quatro faixas de tamanho e cinco faixas de taxas de crescimento populacional entre 2000 e 2010. Entre os municípios maiores, com 40 mil habitantes ou mais, três apresentaram crescimento populacional superior a 15% na década, todos na região metropolitana, Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristovão. Itabaiana, Lagarto e Tobias Barreto registraram expansão populacional superior a 10% mas inferior a 15%, enquanto Estância, com 9,3%, teve a menor taxa de crescimento nesse segmento.

Entre as cidades-pólo, Propriá, com 28.457 habitantes, apresentou o menor incrementopopulacional no período, 3,9%. No segmento entre 20 mil e 40 mil habitantes, oito municípios se situaram nas faixas de crescimento de 10% a 15% ou de mais de 15%, e cinco tiveram incremento entre 5% e 10%.

Pequenos

Entre os pequenos municípios, as situações são mais diversas, com alguns deles tendo apresentado elevadas taxas de crescimento populacional, como São Francisco, Divina Pastora, Rosário do Catete, Gen. Maynard, Carmópolis, Indiaroba, Monte Alegre e Japaratuba, eoutros com baixas taxas ou mesmo redução, comoItabi, Arauá, Japoatã, Canhoba, Neópolis e Santa Luzia. 
Alguns municípios de pequeno porte apresentaram taxas intermediárias de crescimento, entre 5% e 10%,como Malhador, Maruim, Santo Amaro, Brejo Grande, entre outros. Ver a lista completa no quadro citado.


Fonte: IBGE. Censo Demográfico. Resultado preliminar de 23/11/2010. Obs: * O crescimento populacional de Simão Dias foi de fato maior do que esse registrado, considerando a perda de 4 povoados para Paripiranga, na Bahia.

O ritmo de expansão populacional dos municípios pode estar associado a uma diversidade de fatores, como o crescimento econômico do período, a mudança do grau de articulação com centros urbanos mais dinâmicos, ou a implantação de projetos agrícolas ou habitacionais, ou ainda a diferentes taxas de fecundidade. Na primeira década do século, os municípios sergipanos responderem de formas diferenciadas aos estímulos econômicos e sociais: alguns apresentaram expansão notável de população, enquanto outros apresentaram baixo crescimento populacional ou mesmo pequena retração.

Publicado no Jornal da Cidade em 09/01/2011

Para baixar o arquivo em PDF clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário