As vendas no varejo no país vêm apresentando uma importante retomada desde abril. Observando-se as séries trimestrais, que propiciam uma visão mais apropriada da evolução das vendas (do que as oscilações mensais), a retomada na expansão do varejo vem surpreendendo quem apostava no fim do crescimento sustentado do consumo das famílias.
Na série livre de efeitos sazonais, a taxa de crescimento do volume de vendas no trimestre encerrado em agosto alcançou 2,5%, em relação ao trimestre anterior (março-maio). Em abril, o crescimento trimestral era apenas de 0,1%. Ou seja, tivemos uma recuperação muito vigorosa no volume de vendas do varejo no último trimestre.
Na série normal, com efeitos sazonais, a retomada também é evidente. O volume de vendas no trimestre junho-agosto de 2013 foi 4,7% superior ao do mesmo trimestre de 2012. Em abril, nessa série, o crescimento em relação ao mesmo trimestre anterior era menos da metade, 2,0%. Observem o gráfico abaixo que aponta claramente para uma retomada que não pode ser classificada como exuberante, mas que é bem robusta.
Ricardo Lacerda
Fonte. IBGE.PMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário