Praça São Francisco, São Cristovão- SE

Praça São Francisco, São Cristovão- SE
Praça São Francisco, São Cristovão-SE. Patrimônio da Humanidade

domingo, 28 de dezembro de 2014

Balanço e perspectivas




Ricardo Lacerda

O ano de 2014 não vai deixar muitas saudades do ponto de vista da economia. Os resultados foram ruins em suas várias dimensões.

No cenário externo, 2014 foi um ano de frustração. Com a exceção dos resultados mais recentes dos EUA, o crescimento e a geração de emprego foram pífios entre as economias de maior peso no PIB global: estagnação na Europa e no Japão, enquanto a China não logrou reverter a trajetória de desaceleração.

Entre os países ditos emergentes, inclusive aqueles considerados queridinhos da vez dos mercados, a evolução também foi frustrante. Não teve tempo bom para nenhum dos principais emergentes.

Ao longo do ano, as agências internacionais revisaram para baixo as taxas de crescimento dos países avançados e dos países em desenvolvimento. Em uma cantilena que já está se tornando desgastante para a credibilidade das instituições, há alguns anos aponta-se que o ano de retomada robusta da economia mundial vai ser sempre o próximo e depois a projeção é revista para baixo. Adia-se, seguidamente, para o ano vindouro a esperança de que, finalmente, a crise de proporções mundiais que eclodiu no já distante setembro de 2008 fique para trás.

No cenário interno, 2014 também foi ruim. O nível de atividade da economia brasileira andou de lado ao longo de todo o ano, a balança comercial teve um desempenho especialmente complicado e as contas públicas, nas três esferas de governo, se deterioraram.

Apesar dos resultados pouco alvissareiros, não estamos, diferentemente de outros momentos em que enfrentamos dificuldades, à beira de uma situação paralisante ou próximos de uma bancarrota como sucedeu nos anos oitenta e noventa e nem mesmo em uma situação semelhante à crise de confiança que ameaçou as possibilidades de desenvolvimento do país em 2002/2003. Duas são as principais diferenças da situação atual: o elevado nível de reserva externas que o Brasil detém e a permanência do mercado de trabalho e, por consequência, do mercado de consumo notavelmente resistentes.

Em conjunto, a situação robusta de nossas reservas e o amplo mercado de consumo assegurado pela situação do mercado de trabalho (e pela inclusão social) conferem oportunidade e tempo para enfrentar o cenário externo perverso, vencer a crise de confiança interna e ajustar a economia para um novo ciclo de expansão, depois de um período mais ou menos longo de moderação no crescimento.

PIB e Consumo

A taxa de desocupação nas regiões metropolitanas em novembro se manteve notavelmente baixa, 4,8%, e nos últimos doze meses encerrados naquele mês foram criados 430 mil empregos formais, o que, apesar de ser o resultado mais débil dos últimos treze anos, ajudou a manter a taxa de desemprego em patamar reduzido.


O Gráfico apresenta algumas características curiosas da relação entre o PIB e o consumo das famílias durante as fases de desaceleração do crescimento econômico. Desde o início do amplo processo de inclusão social em 2004, na série de dois trimestres acumulados em relação a igual período do ano anterior, a evolução do PIB registrou três momentos cujas taxas se situaram abaixo de 1,5%, cada um deles correspondente a período de deterioração da economia internacional: um primeiro mais agudo, intenso e seguido de rápida retomada, entre o primeiro e terceiro trimestres de 2009; o segundo, mais suave e relativamente mais longo, entre o primeiro e quarto trimestres de 2012 e, por último, o que vem nos atingindo desde o segundo trimestre de 2014.

O Gráfico mostra que, diferentemente dos ciclos de descenso anteriores a 2004, o consumo das famílias foi notavelmente preservado, mantendo-se positivo em todo o período e crescendo em ritmo superior a 1,5%; nesse último caso, com exceção do terceiro trimestre de 2014. Observe-se que nas fases descendentes dos ciclos anteriores, como entre o último trimestre de 2008 e o de 2009 e durante a oscilação que marcou o período recessivo entre o final de 2001 e o final de 2003, o desaquecimento do consumo das famílias acompanhou ou foi até mais intenso do que o do PIB. Nessa série em dois trimestres acumulados, o consumo das famílias chegou a se retrair durante oito trimestres seguidos entre o final de 1997 e o terceiro trimestre de 1999 e apresentou patamar também rebaixado do final de 2001 até o início do novo ciclo expansivo, já em 2004.


==


Fonte: IBGE. CNT.

Perspectivas

2015 deverá ser um ano de ajuste, o que na prática significa um período marcado pelo aperto no consumo das famílias e nas despesas do governo. Em um cenário em que não ocorram choques externos de grande impacto, os juros deverão sofrer elevação moderada, inclusive para inibir valorização cambial que pressione demasiadamente a inflação.

A julgar pelas manifestações captadas pela imprensa, a nova equipe econômica não vai tardar para mudar o padrão de gestão dos gastos públicos enquanto o banco central já vem ajustando os parâmetros da política de juros e câmbio. Ao lado da gestão macroeconômica, acena-se para uma nova agenda microeconômica, com o objetivo de destravar o investimento e promover ganhos de eficiência, ainda que os pontos não tenham sido delineados até o momento e as resistências nessa área sejam maiores do que na gestão macroeconômica.

As projeções de mercado são de que a economia deverá repetir em 2015 o crescimento mais do que modesto de 2014, na expectativa de apresentar um início de retomada em 2016. O principal desafio é fazer o ajuste sem provocar perdas maiores no poder de compra da população.

Publicado no Jornal da Cidade, em 28/12/2014

Depois da estiagem, o milho bate recorde de produção



Ricardo Lacerda

Sob todos os aspectos, a ascensão do milho na agricultura sergipana nos últimos dez anos foi notável. Nesse período, a cultura se consolidou como a principal atividade agrícola do estado, se destacando em relação a outras também importantes, como a mandioca e o feijão, igualmente cultivados no semiárido, e a cana-de-açúcar e a laranja, principais culturas da zona úmida.

Ainda que seja um cultivo bastante tradicional do semiárido sergipano, no último decênio o milho conquistou novas áreas, multiplicou a produtividade (produção/hectare) em mais de três vezes e passou a responder, em 2013, por 42% da área plantada pelas culturas temporárias em nosso território, ocupando uma extensão 84% superior a da cana-de-açúcar. O mais impactante é que a cultura do milho, em 2013, passou a responder por quase um em cada quatro reais (23,5%) da renda agrícola de Sergipe, seguida pela mandioca (19,0%), laranja (15,1%) e cana-de-acúcar (14,4%).

Novos polos

A expansão da cultura do milho tem provocado mudanças na própria geografia agrícola estadual, com a ascensão dos municípios mais vocacionados na atividade no ranking dos principais produtores agrícolas. O município de Carira, maior produtor de milho, que respondia, em 2003, por menos de 0,5% da renda agrícola sergipana, em 2013 participava com 7,1% de todo valor agrícola estadual.

Com a expansão do milho em seu território, Carira tornou-se o segundo maior produtor agrícola de Sergipe, ficando atrás apenas do município de Lagarto, que conta, além do milho, com outras culturas importantes, como a laranja, o maracujá, a mandioca e o feijão.

O segundo maior produtor de milho, o município de Simão Dias, também avançou na participação da produção agrícola estadual, passando de 3,2%, em 2003, para 6,5%, em 2013, e é o 3º maior produtor agrícola estadual.

Estiagem

A produção de milho do Nordeste foi fortemente impactada pela estiagem que assolou a região. Em alguns estados, como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, a queda de produção em 2012 superou 80%, em relação ao ano anterior. Sergipe enfrentou dois anos de quebra da safra, em 2011 e 2012, de tal forma que a produção nesse último ano foi 40% inferior a realizada em 2010 (ver Gráfico 1).

Fonte: IBGE- PAM até 2013 e LSPA, 2014.

Depois de iniciar em 2007 uma trajetória expansiva espetacular, saltando de 237 mil toneladas naquele ano para alcançar 751 mil toneladas em 2010, a produção de milho despencou nos dois anos seguintes, atingida pela forte estiagem. Em 2013, a produção alcançou patamar semelhante ao período anterior à estiagem e para 2014 estimou-se uma produção recorde de 818 mil toneladas, equivalentes a 9% acima do pico de produção de 2010.

Territórios

A estiagem em foi mais dura no Alto Sertão e no Agreste, atingindo fortemente o cultivo do milho em Carira, Frei Paulo, Poço Redondo, Nossa Senhora Aparecida, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória, além de Pinhão e São Miguel, e menos agressiva no território do Centro-Sul.  

A retomada da produção em 2013 foi abrangente, atingindo tanto os cultivos de milho do Alto Sertão, quanto os do Centro-Sul e do território do Agreste. Todavia, ela se apresentou bastante diferenciada entre eles.

Nos principais municípios dedicados à cultura do milho situados no Alto Sertão e no Agreste a retomada em 2013, apesar de robusta, foi ainda parcial, com a produção se situando em patamar abaixo do anterior à estiagem, como nos casos de Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Pinhão e mesmo Carira. Como ainda não se conhece a produção agrícola municipal de 2014, apenas o agregado para o estado, é possível que em alguns municípios do Agreste e de Alto Sertão a produção no ano corrente tenha alcançado o pico anterior à estiagem.

No período mais recente,  por outro lado, verificou-se um movimento expansivo da cultura do milho em direção a todos municípios do Centro-Sul (Lagarto, Riachão dos Dantas, Poço Verde, Simão Dias e Tobias Barreto). Neles, não apenas o recuo da produção foi menos acentuado durante a estiagem, como a retomada foi intensa em 2013, sinalizando que a cultura tem buscado na região as suas novas áreas de expansão.



Fonte: IBGE- PAM




Publicado no Jornal da Cidade, em 21 de dezembro de 2014

domingo, 14 de dezembro de 2014

Ajuste cambial e crescimento




Ricardo Lacerda

Um dos debates mais relevantes no momento atual diz respeito ao impacto que uma acentuada desvalorização do real poderá ter sobre inflação, sobre a balança de pagamentos externos e, principalmente, sobre o poder de compra da população.

Alguns especialistas têm demonstrado preocupação com a possibilidade de que a continuidade da desvalorização do real ponha a perder uma parcela expressiva dos ganhos de renda que a população mais pobre teve nos últimos anos, na medida em que transfira poder de compra das famílias para as atividades produtoras de bens comercializáveis voltadas para a exportações ou para o mercado interno.

Há poucas dúvidas de que a valorização do câmbio tem efeitos depressivos sobre a evolução do consumo das famílias na medida em que torna relativamente mais caros  os produtos importados e os produzidos internamente que são sujeitos à competição com aqueles. Como a elevação dos preços de tais categorias de bens deve pressionar a evolução da inflação, a valorização do câmbio, a depender da velocidade em que ocorrer e do aquecimento maior ou menor do mercado interno, poderá exigir a adoção de medidas adicionais de contenção fiscal e de elevação de juros que acentuariam a tendência recessiva da economia brasileira, em um primeiro momento.

Outra linha de abordagem argumenta, todavia, que a mudança no patamar do câmbio é fundamental para reequilibrar a economia brasileira, que hoje despende com consumo além de suas disponibilidades. 

Considera também que, como a produção industrial brasileira se encontra estagnada já há alguns anos, somente uma mudança acentuada no valor do câmbio poderia torná-la competitiva em relação aos produtos importados, que vêm conquistando crescentemente fatias do mercado interno, ao tempo que permitiria recuperar o crescimento das atividades voltadas para o mercado externo.

Um terceiro aspecto é que o déficit da conta de transações correntes com o exterior vem se mantendo há alguns anos em um patamar muito elevado, perigosamente insustentável no médio prazo, revelando o desequilíbrio entre as trajetórias das importações e das exportações de bens e serviços.

O câmbio

O real vem desvalorizando em ritmo relativamente acelerado há mais de três anos. Em relação ao ponto mais baixo de 2011, no mês de julho, a taxa de câmbio nominal (de uma cesta de moeda) subiu 68,7% até 5 de dezembro de 2014, o que não é trivial. Já descontadas as inflações interna e externa, a taxa de câmbio (real e efetiva) subiu nesse período um pouco mais de 30% (ver Gráfico 1). A cotação do dólar americano para venda no último dia 11 de dezembro se posicionou 15,3% acima do valor de quatro meses atrás. 


Fonte: Banco Central do Brasil.

Bastou a nova equipe econômica acenar que iria reduzir as operações de swap cambial utilizadas para conter uma rápida desvalorização do real para que a taxa de câmbio apresentasse forte subida nas últimas duas semanas. A queda da cotação do real tem sido alimentada, também, pelos efeitos dos novos anúncios de intensificação do crescimento da economia americana que fortalecem o dolar.

Os efeitos

Os efeitos da valorização do câmbio (ou desvalorização do real) já se fizeram sentir, na evolução dos preços e nas relações econômicas externas. A elevação dos preços dos produtos comercializáveis, que recebe influência direta do valor do câmbio, passou a convergir com a dos produtos não comercializáveis, em geral referentes a serviços que são prestados no mercado interno. Na série de doze meses acumulados, o IPCA de produtos comercializáveis subiu 6,0% em novembro de 2014, quando chegaram a subir apenas 3,0%, em meados de 2012.

Em relação ao balanço de pagamentos, a aceleração recente da valorização da taxa de câmbio já começa a produzir seus primeiros efeitos. Nos últimos trimestres, o saldo deficitário de transações correntes passou, em um primeiro estágio, a subir de forma mais lenta e, em um segundo estágio, registrou uma queda moderada, ainda que se mantenha muito elevado.

Em parte por conta do efeito da desaceleração do crescimento, em parte por conta do efeito da valorização, desde o 1º trimestre de 2014 o setor externo vem invertendo a sua contribuição na formação do PIB em quatro trimestres. 

Depois de equivaler à subtração de 0,9 pontos percentuais do crescimento do PIB de 2013, o saldo de exportações e importações de bens e serviços reduziu seu efeito negativo (na série de quatro trimestres acumulados) nos primeiro e segundo trimestres de 2014 (ver Gráfico 2). No terceiro trimestre de 2014, a queda no déficit dessa conta implicou contribuição positiva em valores expressivos para a formação do PIB, fato que não ocorria desde o primeiro trimestre de 2006.

Fonte: IBGE. Elaboração Banco Central do Brasil.

Professor do Departamento de Economia da UFS e Assessor Econômico do Governo de Sergipe.
Artigos anteriores estão postados em http://cenariosdesenvolvimento.blogspot.com/


domingo, 7 de dezembro de 2014

Sete mitos sobre o Nordeste



Ricardo Lacerda

Nos últimos dez anos verificou-se um importante movimento em direção ao estreitamento do atraso entre o nível de desenvolvimento do Nordeste e a média do Brasil. Todo um conjunto de indicadores econômicos e sociais aponta para isso, ainda que a região continue apresentando defasagem muito acentuada em todos eles.

O fato de vir apresentando evolução favorável, todavia, e este é o ponto central da argumentação, faz com que possamos pensar no Nordeste não apenas como uma região problema, e sim como uma região de oportunidades, uma importante fronteira de crescimento para o Brasil, em outras palavras, uma importante frente de acumulação de capital do país. Apesar disso, alguns mitos e preconceitos teimam em perdurar sobre a região.

Os 7 mitos

Mito 1: O Nordeste é uma região estagnada. O fato: já algum tempo, o Nordeste vem crescendo mais rapidamente do que a média do país e bem mais rápido do que as regiões mais ricas, o Sudeste e o Sul. Entre 2000 e 2011, o PIB do Nordeste cresceu a taxa média anual de 4,2%, frente aos 3,1% da região Sudeste e 3,4% da região Sul.

Mito 2: O crescimento do Nordeste é apropriado pelos ricos da região, em edições renovadas da velha indústria da seca. O fato: o crescimento recente da renda favoreceu todas as classes, mas principalmente as pessoas mais pobres. Milhões de nordestinos saíram da situação de miséria absoluta e o rendimento médio familiar por habitante do Nordeste diminuiu a distância em relação ao do Brasil;

Mito 3: O desenvolvimento do Nordeste se limita ao litoral. O fato: todas as sub-regiões nordestinas apresentaram  crescimento acima da média do Brasil entre 2000 e 2011, seja o litoral-zona da mata, o semiárido e muito especialmente uma das princpais novas fronteiras agrícolas do Brasil, a sub-região dos cerrados nordestinos. O semiárido é a sub-região mais pobre e vai exigir por um longo período uma atuação mais intensa para promover suas potencialidades. Há expectativas de que crescimento da oferta de energia eólica e solar possa abrir uma frente importante de geração de renda e de adensamento de atividades na sub-região.

Mito 4: O Bolsa família vicia a população, que não procura emprego. O fato: o emprego formal no Nordeste cresceu a taxa média de 6,3% ao ano no Nordeste entre 2003 e 2013. Em termos absolutos, o número de trabalhadores com vínculo formal saltou de cerca de 5 milhões, em 2003, para quase 9 milhões, em 2013. Cerca de 1 em cada 5 (19,7%) empregos formais gerados no país nesse período se situou na região.  Há ainda uma larga faixa de população em atividades informais (mais de 50%) que poderá ser incorporada em atividades mais modernas

Mito 5. Não há investimentos em recursos humanos na região. O fato: há de fato carência de recursos humanos qualificados, mas recentemente é notória a intensa elevação da escolaridade de sua população. O número de pessoas com doutorado na região saltou de 3.705, em 2000, para 15.446 em 2010. A participação das pessoas de 25 anos ou mais com curso superior multiplicou catorze vezes em dez anos, saltando de de 0,5% para 7,1% nessa faixa etária. Quase 30% da população em 2010 de mais de 25 anos apresentava curso médio ou superior, o que habilita a região a receber investimentos de maior complexidade técnica e em novos setores de de atividade. 

É necessário, todavia, enfrentar um enorme desafio educacional pela frente visto que quase 6 em cada 10 pessoas não contavam com ensino fundamental completo. É importante destacar a enorme expansão da rede federal de ensino técnico, tecnológico e de campi universitários, que se disseminou em todo o interior da região. Ver figuras.


Fonte: MEC.

Mito 6: O desenvolvimento do Nordeste foi impulsionado apenas pelo crescimento da renda das famílias. O fato: o crescimento das rendas foi um fator importante e desejável do crescimento recente. Não menos importante foi a abertura de uma série de investimentos em infraestrutura produtiva e social, tanto de investimentos públicos quanto de investimentos privados: refinarias de petróleo, transposição do rio São Francisco e as ferrovias Transnordestina (ligando Piauí, Pernambuco e Ceará) e a Oeste – Leste, na Bahia que, mesmo que ainda inconclusas, colocaram a região no mapa de investimentos em infraestrutura. Não menos importante é o avanço na montagem de parques eólicos em praticamente todos estados, iniciando por Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe e Bahia; a duplicação da BR-101, os investimentos nos portos de Suape, Aratu e Pecém e no aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN);

Mito 7: O Nordeste não tem perspectivas de desenvolvimento a longo prazo. O fato: o Nordeste não apenas tem mostrado maior resiliência à crise como deve se apresentar como importante fronteira de crescimento em um novo ciclo de expansão.

Alguns fatores contam para sustentar uma posição de otimismo em relação às perspectivas da região: oportunidades criadas pela expansão do mercado de consumo e pela exploração de sua base de recursos naturais; a implantação de ampla rede de educação técnica e tecnológica espraiada em seu território; um amplo contingente de força de trabalho, tanto de nível básico como, progressivamente, nos níveis técnicos e tecnológicos, esses últimos nos principais centros urbanos assegurando uma oferta elástica de mão de obra por um longo período.

Por tudo isso, sustento a posição de que o movimento de convergência deve perdurar nas próximas décadas, não apenas à força das políticas públicas de cunho social, como também dos investimentos em infraestrutura econômica e social, mas reconheço que o seu alcance vai depender da qualidade das políticas públicas de educação e na definição dos investimentos na rede de infraestrutura logística.


Publicado no Jornal da Cidade, em 07 de dezembro de 2014